O mistério da vida humana

 Alguma vez você já pensou porque vive neste mundo e qual o propósito da vida?

Há seis chaves que desvendam este mistério.

1.     O Plano de Deus

Deus deseja expressar-Se através do homem (Rm 8:29), por isso, Ele o criou à Sua imagem (Gn 1:26). Tal como uma luva é feita à imagem da mão para conter a mão, também o homem foi feito à imagem de Deus para conter Deus. O homem pode expressar Deus, quando O recebe como seu conteúdo (2 Co 4:7).

2. O Homem

Deus, para cumprir o Seu plano, criou o homem, como um vaso (Rm 9:21-24), que é constituído por três partes: corpo, alma e espírito (1 Ts 5:23). O corpo contata e recebe o que pertence à esfera física. A alma, a faculdade mental, contata e recebe tudo o que diz respeito à esfera psicológica. E o espírito humano, a parte mais profunda do homem, foi feito para contatar e receber o próprio Deus (Jo 4:24). O homem foi criado não só para conter alimentos no estômago, ou para possuir conhecimento na mente, mas também para conter Deus no espírito (Ef 5:18).

3. A Queda do Homem

Antes, porém, que o homem recebesse Deus, como vida, em seu espírito, o pecado entrou no homem (Rm 5:12), mortificou o seu espírito (Ef 2:1), tornou-o inimigo de Deus em sua mente (Cl 1:21) e transmutou o seu corpo em carne pecaminosa (Gn 6:3; Rm 6:12). Desta forma, o pecado danificou as três partes do homem, afastando-o de Deus. Nessas condições, o homem não podia, portanto, receber Deus.

4. A Redenção de Cristo cujo Propósito é a Dispensação de Deus

No entanto, a queda do homem não impediu Deus de cumprir o Seu plano original. Assim, para cumprir o Seu plano, Deus primeiro tornou-se um homem chamado Jesus Cristo (Jo 1:1,14); em seguida, Cristo morreu na cruz para redimir o homem (Ef 1:7), removendo o seu pecado (Jo 1:29) e trazendo-o novamente a Deus (Ef 2:13); finalmente, em ressurreição, Ele tornou-se o Espírito que dá vida (1Co 15:45b) para dispensar a Sua vida insondavelmente rica ao espírito do homem (Jo 20:22; 3:6).

5. A Regeneração do Homem

Uma vez que Cristo se tornou o Espírito que dá vida, o homem pode, agora, receber a vida de Deus em seu espírito. Isso é a regeneração (1Pe 1:3; Jo 3:3). Para receber essa vida, o homem tem de se arrepender para com Deus e tem de crer no Senhor Jesus Cristo (At 20:21; 16:31). Para ser regenerado, venha simplesmente ao Senhor com um coração aberto e honesto e diga-Lhe:

Senhor Jesus, eu sou um pecador e preciso de Ti. Obrigado por morreres por mim. Senhor Jesus, perdoa-me. Purifica-me de todos os meus pecados. Creio que ressuscitaste dos mortos. Eu Te recebo agora mesmo como meu Salvador e como minha vida. Entra em mim! Enche-me com a Tua vida! Senhor Jesus, consagro-me a Ti e para o Teu propósito.

6. A Plena Salvação de Deus

Após ser regenerado, o crente tem de ser batizado (Mc 16:16). Depois, Deus inicia o processo, que dura a vida toda, de Se expandir, como vida, do espírito do crente para a sua alma (Ef 3:17). Esse processo, chamado transformação (Rm 12:2), requer a cooperação humana (Fp 2:12), ou seja, o crente coopera permitindo que o Senhor Se expanda para a sua alma até que todos os seus desejos, pensamentos e decisões se tornem um com os de Cristo. Finalmente, quando Cristo regressar, Deus saturará o corpo dos crentes com a Sua vida. Isso é a glorificação (Fp 3:21). Assim, em vez de o homem estar vazio e de cada uma das suas partes estar danificada, o homem passa a estar cheio e saturado com a vida de Deus. Essa é a salvação plena de Deus! O homem pode agora expressar Deus, cumprindo o Seu plano!

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s