Estudo 5: Princípios Bíblicos

Dízimos e Ofertas:

a) Oferta Voluntária ou de Gratidão (Ex. 23:15 b): Devemos sempre dar ofertas porque é um mandamento e porque há recompensa através de bênçãos aos que obedecem. Em Gn. 4:1-7 temos a primeira referência de uma oferta que agradou a Deus e uma que Deus não recebeu, na verdade o problema estava no coração do ofertante (v.7);

b) Dízimos (Lm. 3: 7-12): A palavra “dízinho” quer dizer “a décima parte”, neste caso a décima parte de toda a renda (Hb. 7: 2a). Os dízimos respaldam a nossa fé, ele deve ser dado na igreja local em que você é membo. Em Ml. 3:8,9 diz que o homem rouba a Deus e em Lv. 6: 1-5 nos explica como nos redimir do pecado de reter o dízimo: devemos dar o valor do dízimo acrescido da 5ª parte do valor do dízimo.

  1. O dízimo antes da lei: A primeira referência ao dízimo esta em Gn. 14: 18-24 e é o dízimo de Abraão. Não havia lei. O outro texto em Gn. 28: 18-22, onde Jacó prometeu dar o dízimo. Esses textos nos mostram que o dízimo é anterior à lei;
  2. O dízimo na lei: Como os outros costumes existentes, no tempo de Moisés, também o dízimo foi incorporado à lei. Em Lv. 27:30-32 fala do mandamento para o povo dizimar; Nm 18:20-32 fala da finalidade do dízimo e também em Dt. 14:22-29;
  3. O dízimo no Novo Testamento: Jesus no Novo Testamento não ab-rogou o dízimo. Ele recomenda que os fariseus observassem os principais preceitos da lei, sem abandonar a prática do dízimo e ainda das coisas mínimas (Mt. 23:23). No Novo Testamento quase não se fala dos dízimos isso porque o povo era fiel às leis as quais incluíam os dízimos, também somos chamados a entregar tudo ao Senhor. Isso significa que não devemos dar somente o dízimo, mas muito mais. Os crentes primitivos davam tudo. Esta é a outra razão pela qual os apóstolos mministraram pouco sobre dízimos. Como falar sobre dízimo a quem dava tudo?
  4. Os princípios que regem os dízimos regem também as ofertas. A base da contribuição com dízimos e ofertas é o coração voltado para o propócito de servir ao Senhor. A diferença está na forma: dízimo é dez por cento da renda; oferta é o que se dá acima dos dízimos, conforme propuser o coração. E na finalidade:dízimos, para que haja mantimento na casa do Senhor; ofertas é para o custeio de outras despesas, como construções, compra de equipamentos, cadeiras, etc. Exemplos: a construção do Tabernáculo, nos dias de Moisés; a casa de Deus como propôs Davi.

c) Princípio bíblico que faz com que minhas necessidades básicas – saúde, vestuário, alimentação – sejam supridas: Através de investimentos em missões com o compromisso firmado entre você e a obra:

  • Base bíblica no Antigo Testamento: I Reis 17: 8-21 / II Reis 4: 8-37 / II Reis 8:1-6
  • Base bíblica no Novo Testamento: Fl. 4: 10-20 / Lc. 8: 1-3

d) Pagar as primícias ou ofertas alçadas: A primícia é um Tributo (ou seja imposto), por isso deve ser pago. Sobre tudo que o povo produzia deveriam levar os primeiros produtos produzidos à casa de Deus (Tabernáculo, Templo) para que todo o resto fosse abençoado.

  • Referências bíblicas: Ml. 3:7 – 10,12 / Pv. 3: 9-10 / Gn 4:1-7 / Dt. 26: 1,2 / Nem. 10: 35-37 / Dt. 18: 1-4 / Rm. 11: 16 / Nm 18: 12-18.

e) Edificar e zelar da casa de Deus: Deus abençoa o servo que realiza seus sonhos, e um dos principais sonhos de Deus é a edificação e zelo pela tuda casa “só porque o nome Dele habita lá”.

  • Textos bíblicos: Ageu 1: 1-11 / I Cr. 29: 1-6 / Jô. 2: 13-17

f) Semeadura: A tradução de “obras” neste texto no grego quer dizer “atitude, ação”, podemos dizer então que:

  1. Semeadura na regra: é você semear alimento, comida à quem necessita;
  2. Semeadura do tempo: é você dedicar parte do seu tempo (horas) na obra de Deus;
  3. Semeadura espiritual: é você abençoar vidas através da oração, intercessão, ministrações, etc.

* Textos retirados da apostila de curso de batismo da Igreja Luz do Mundo, Uberlândia – MG, 2005.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s